terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ciência Espírita (jan-fev/2013)


Crianças Índigo – Final
Por: Philipe Menghini

É no problema da educação que assenta
 o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
Immanuel Kant
“A educação, convenientemente entendida, 
constitui a chave do progresso moral”.
Allan Kardec

Na edição anterior falamos algumas considerações gerais sobre o tema: crianças índigo. Citamos da sua grande capacidade intelectual, afabilidade e dóceis, ao mesmo tempo questionadoras e irrequietas, algumas insubordinadas com as imposições sem a razão ou a chantagem, necessitando de melhor modelo educacional para que suas habilidades sejam direcionadas, a desempenhar seu melhor papel.
Divaldo Franco nos esclarece quanto a aparelhagem física destas crianças: “Ainda não se tem, que eu saiba, uma especificação sobre ela, no que diz respeito ao DNA, mas acredita-se que, através de gerações sucessivas, haverá uma mudança profunda nos genes, a fim de poderem ampliar o neocórtex, oferecendo-lhe mais amplas e mais complexas faculdades. Tratando-se de Espíritos de uma outra dimensão, é como se ficassem enjauladas na nossa aparelhagem cerebral, não encontrando correspondentes próprios para expressar-se. Através das gerações sucessivas, o perispírito irá modelar-lhes o cérebro, tornando-o ainda mais privilegiado. Como o nosso cérebro de hoje é um edifício de três andares, desde a parte réptil, à mamífera e ao neocórtex que é a área superior, as emoções dessas crianças irão criar uma parte mais nobre, acredito, para propiciar-lhes a capacidade de comunicar-se psiquicamente, vivenciando a intuição.” (ver mais em www.divaldofranco.com ).
Sob as características gerais, as crianças índigo se destacam pela grande capacidade de raciocínio. São pobres no quesito emocional (isso não quer dizer que são imorais, pseudo-sábios ou más, não são tão desenvolvidas neste quesito quanto a inteligência, tudo dependerá da educação em que elas forem submetidas para seu “adestramento”). No auxílio espiritual do planeta Terra, coloca-se que elas serão responsáveis pelo desenvolvimento de quatro vertentes:
·        A vertente humanista: poderão ser aquelas que lidarão diretamente com as pessoas, as massas, a população: advogados, juízes, doutores, professores, executivos e políticos.
·        A vertente conceitual: são os índigos em que estão mais relacionadas ao trabalho das coisas do que com as pessoas: poderão ser futuros engenheiros, cientistas pesquisadores, etc.
·        A vertente artística: estão muito ligadas a manifestações da arte em todas as suas variâncias: música, pintura, escultura, pois tem a criatividade muito desenvolvida.
·        A vertente interdimensional: provavelmente serão os que guiarão a humanidade para o crescimento e ascensão espiritual, trabalhando novas filosofias, formas de governo e espiritualidade.
Temos exemplos destas manifestações:
·        Ákrit Jáswal, considerado o cirurgião mais novo do mundo. Aos 6 anos, fazia discursos altamente complexos sobre temas de Medicina, Biologia e Cirurgia, e debatia com médicos adultos qualquer tipo de tema ligado à Ciência Médica.
·        José Ángel, o maestro mais jovem do mundo.
·        O jovem americano Jay Greenberg considerado como o novo Mozart.

Estes são apenas exemplos dos muitos que ouvimos e pesquisamos.  São crianças que exigem da nossa atenção, posto que trazem em sua bagagem os primeiros indícios da nova ordem espiritual, moral e física do planeta. Importante o esclarecimento, visto que elas já estão presentes no nosso ambiente familiar. O que nos torna responsáveis pela sua educação segundo o esclarecimento da psicopedagogia específica para esta nova ordem ou segundo Divaldo: “São crianças que devemos educar apelando para a lógica, o bom tom. A criança deve ser orientada, esclarecida, repetidas vezes. Voltarmos aos dias da educação doméstica, quando nossas mães nos colocavam no colo, falava conosco, ensinavam-nos a orar, orientavam-nos nas boas maneiras, nas técnicas de uma vida saudável, nos falavam de ternura e nos tornavam o coração muito doce, são os métodos para tratar as modernas crianças, todas elas, índigo, cristal ou não”.
É um tema fascinante que exige de nós um estudo para nos aprofundarmos, além dos temas aqui proposto na nossa coluna. Para próxima edição trataremos de mais temas que envolvem a ciência espírita, afim de que possamos instigar nossa mente a achar as respostas que precisamos para crescer. Até.

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