terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Direto ao Ponto (jan-fev/2013)


Futebol, o ouro de tolo Brasileiro!

Por: Andréia Lima Paleari

Como todos já sabemos o Brasil é o pais sede da Copa do Mundo de 2014. O pais do futebol esta em festa, pois uma das seleções mais temidas do mundo vai jogar em casa na Copa do Mundo. Para que isso aconteça o governo esta investindo alto na construção de 12 estádios nas principais capitais do país.

As obras estão em ritmo acelerado, visto que seis dos estádios precisam ficar prontos pelo menos um mês antes da Copa das Confederações, que acontece no ano anterior à Copa do Mundo no pais sede da copa. Além dos investimentos para os estádios, as cidades vizinhas estão se estruturando pois, podem receber delegações das seleções da Copa do Mundo. Pois bem, e quem paga a conta disso tudo?

O Brasil é um país que esta em plena expansão, com a economia razoavelmente equilibrada mas, que em matéria de infraestrutura peca muito, digo não só de estradas e aeroportos, mas também com relação a saúde e saneamento básico que infelizmente em alguns estados é zero. Essa é a realidade e vamos sediar uma Copa do Mundo! E quem vai pagar a conta? O contribuinte.

Só com os doze estádios de futebol que receberão os jogos da Copa, estão sendo gastos algo em torno de sete bilhões de reais (R$ 7.000.000.000,00). Os estádios começaram a ser construídos ou reformados no ano de 2011, as obras estão em pleno vapor. O que nos faz pensar o seguinte: será que o mesmo empenho é aplicado para a construção de um hospital público com aparelhagem de última geração para atender a população gratuitamente? Quais os benefícios que os estádios vão trazer para cada cidade após a Copa? Vamos pegar como exemplo o país sede da última Copa do Mundo. A África do Sul construiu do zero vários estádios, que hoje não estão sendo usados, além de gerar muitas despesas com manutenção. Logicamente que aqui em alguns estádios este não vai ser o caso, pois o futebol é um esporte muito difundido, Mas, há lugares em que esta vai ser uma triste realidade, como por exemplo, a Arena da Amazônia, em Manaus, que não tem grandes times no Estado. O que vai ser deste estádio após a Copa? São perguntas que só teremos resposta depois... Infelizmente...

O futebol, bem como qualquer outro esporte, ajuda a unificar os povos. Houve casos em que o esporte parou guerras, a grande maioria da população brasileira ama futebol, ama a Seleção Brasileira, mas é injusto gastar tudo isso e depois não utilizar apropriadamente! Precisamos investir mais em coisas que serão úteis à população! São coisas para parar e refletir, pois o futebol é nosso ouro de tolo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário